domingo, 13 de abril de 2014

Encéfalo(crânio)

É o conjunto de todos os tecidos nervosos dentro da caixa craniana. O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e a medula espinhal pela coluna vertebral. Além dessa proteção óssea, á existência da barreira hematoencefálica que protege as células encefálicas de substâncias nocivas e de patógenos que podem impedir a passagem do sangue para o tecido. São envolvidos também por três tipos de membranas, as meninges e seus espaços. E a produção e circulação do líquido cefalorraquidiano(liquor) nos ventrículos, que protege contra lesões físicas e químicas e trasporta oxigênio,glicose outras substâncias necessárias, do sangue para os neurônios e a neuróglia. 
Dura-máter: fibrosa e resistente.
Espaço Epidural(extradural): entre a dura-máter e o periósteo, é preenchido por tecido adiposo e plexo venoso vertebral interno.
Aracnóide: membranosa conjuntiva, situada entre a dura-máter e a pia-máter interligadas por inúmeros filamentos.
Espaço Subdural: entre a dura-máter e a aracnóide, com a presença de pouco líquido.
Pia-máter: fina, formada por uma única camada de células achatadas em contato direto com o tecido nervoso.
Espaço subaracnóideo: separa a aracnóide dos grandes sulcos cerebrais da pia-máter, preenchimento pelo líquor.



Os ventrículos são cavidades, no interior do encéfalo, cheias de líquido cefalorraquidiano.



Cérebro


Está apoiado no diencéfalo e no tronco encefálico, formando a maior parte da massa do encéfalo. Sua região mais superficial é chamada de córtex cerebral(substância cinzenta), e a mais interna é a substância branca. Sua função é controlar todas as atividades vitais.
.

                                       



-Telencéfalo: A porção mais anterior, formado por uma larga faixa de fibras comissurais, o corpo caloso, a comissura anterior e a comissura posterior. Onde se encontra os sulcos que dividem o córtex cerebral em frontal(motor e associativo), parietal(sensorial somático),occipital(visual), e temporal(auditivo).










-Diencéfalo: Se estende do tronco encefálico até o cérebro e circunda o terceiro ventrículo, que inclui o tálamo, epitálamo, subtálamo e o hipotálamo.







Epitálamo: É uma pequena região superior e posterior ao tálamo. Consiste na glândula pinel, que secreta melatonina (uma glândula endócrina considerada como promotora do sono), e nos núcleos da habênula que estão envolvidos na olfação, e nas respostas emocionais dos odores.




Tálamo: É a região encefálica por onde as mensagens sensoriais devem passar antes de atingir o córtex cerebral, ele direciona os impulsos nervosos. Permite a percepção do tato, da pressão, da dor e da temperatura. 


Subtálamo: É uma pequena área inferior ao tálamo. Contém os núcleos subtalâmicos e parte do núcleo vermelho e da substância negra, que estão posicionados em sua maior parte. Essas regiões se comunicam com os gânglios da base, para controlar os movimentos corporais.




Hipotálamo: É uma pequena parte do diencéfalo, e se encontra inferior ao tálamo. Controla vários mecanismos homostáticos, integra as atividades do sistema nervoso autônomo e da glândula hipófise, controla a temperatura corporal, regula o comportamento de beber e alimentar e ajuda a estabelecer os padrões de sono.



Cerebelo


É a segunda parte em tamanho do encéfalo, ocupa as faces inferior e posterior da cavidade craniana. Fica posterior ao bulbo e a ponte, e inferior a parte posterior do cérebro. Constituído por uma camada superficial chamada córtex cerebelar, consiste na substância cinza, disposta em uma série de delgadas cristas paralelas, chamadas de fólios(folhas). Abaixo existem tratos, chamados árvore da vida, e ainda mais profundos, na substância branca ficam os núcleos cerebelares. O cerebelo está preso ao tronco encefálico através do pedúnculo cerebelares inferiores, médios e superiores. Sua função é avaliar se os movimentos, regular a postura e o balanço.

  






Tronco encefálico 



É formado pelo mesencéfalo,ponte e bulbo. Ele conecta o cérebro á medula espinhal, coordena e integra as informações.





-Mesencéfalo: Ou cérebro médio, estende-se da ponte até o diencéfalo. A parte anterior contém um par de tratos, chamados pedúnculos cerebrais. eles conduzem impulso nervosos do cérebro para a medula espinhal, bulbo e ponte. A parte posterior apresenta os corpos quadrigêmeos, duas elevações superiores(colículos superiores), que atuam como centro de reflexos, como os movimentos dos olhos, cabeça e pescoço em resposta ao estimulo visuais. E duas elevações inferiores( colículos inferiores), que são centro de reflexos para os movimentos da cabeça, tronco em resposta ao estímulo auditivos.









-Ponte: Encontrada superior ao bulbo e anterior ao cerebelo. É a estrutura que conecta as partes do encéfalo entre si, apresentam estriação transversal pela presença de numerosos feixes. Os núcleos importantes da ponte incluem a área pneumotáxica e a área apnêustica,os nervos cranianos V,VI,VII e VIII
junto a área rítmica bulbar, participam do controle da respiração.









-Bulbo: Ou medula oblonga é a continuação da parte superior da medula espinhal, ele forma a parte inferior do tronco encefálico, ele começa a nível do forâmen magno e se estende até a borda inferior da ponte. Contém núcleos que regulam diversas funções autonômicas, como os batimentos cardíacos, a respiração, deglutição, vômito, tosse, espirro, soluço e os nervos cranianos VII, IX, X, XI e XII. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário